10 Formas de Resolver a Ansiedade

Quem usa

Controlar a ansiedade é uma meta de vida para muitos, mas como controlar? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade e existem algumas práticas que ajudam a lidar melhor com ela.

O que é a ansiedade?

É um estado que envolve medo, apreensão, mal estar, desconforto, insegurança, estranheza ao ambiente ou pessoal, de forma frequente e desagradável.

Quais são as causas?

Suas causas podem ser múltiplas. Seja pelo estresse do dia a dia, acumulo de tarefas, problemas pendentes, histórico familiar, fobias, dentre outros.

Pessoa estressada

E suas consequências?

A ansiedade pode causar uma série de transtornos, confira os mais comuns:

Queda de Cabelo

Poucos sabem, mas a queda de cabelo pode estar diretamente relacionada com o emocional, portanto, em casos de estresse, é possível que o fios venham a cair em maior frequência e volume.

Aprenda a manter os fios de cabelo fortes e bonitos e a como acabar com a queda.

Insônia

A constante preocupação e incômodo desse estado, pode provocar insônias, ou seja, impedir que obtenha dificuldades para dormir.

Irritação e mal humor

A ansiedade provoca alteração nos hormônios, inclusive no responsável pelo seu humor, a serotonina.

Depressão

A depressão é um dos quadros clínico que vem crescendo e pode ser consequência da ansiedade.

Crises

A crise de ansiedade pode estar acompanhada de sintomas como falta de ar, náuseas e tonturas.

Sobrevivendo a ansiedade

10 formas de resolver ansiedade

Aprenda algumas técnicas para parar a ansiedade rapidamente:

1. Atividades Físicas

Exercícios físicos podem ser ótimos remédios contra a ansiedade, pois provoca a liberação de diversas substâncias no sangue que aumentam a sensação de bem estar e prazer.

2. Meditação e Yoga

Para obter o controle da ansiedade, é necessário estar fortalecido mentalmente e fisicamente. A mente obedece às ordens da respiração, que é dominada ao praticar a meditação e o Yoga, tornando mais fácil o controle da mente que é essencial para os controles emocionais.

3. Alienação digital

Muitas vezes nos envolvemos tanto com o mundo da tecnologia que acabamos sendo bombardeados por informações o tempo todo. Seja pelo pedido do chefe ou cliente sem limites, ou com as fotos de viagem daquele amigo. Por isso, desligar os aparelhos e ficar longe do alcance das pessoas, pode fazer bem. (Com moderação)

4. Limites

É importante que conheça seus limites e estabeleça-os em sua vida. Uma boa prática é limitar o tempo de uso de aparelhos eletrônicos, o tempo de trabalho e respeitar mais o seu espaço. Obter uma agenda organizada é um bom começo.

5. Evite pensamentos negativos

É normal que em momentos de irritação pensamentos negativos venham a mente. Portanto, é importante criar o hábito de reverte-los para uma forma positiva. Exemplo:

  • negativo: Eu não aguento mais
  • positivo: Eu vou conseguir

6. Invista em alimentos com triptofano

O triptofano é um aminoácido percursor da serotonina (hormônio que regula o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e funções intelectuais), como banana e chocolate.

7. Reponha as vitaminas e minerais

As vitaminas e minerais são responsáveis por uma série de funções no corpo, por isso, é importante que a saúde esteja em dia para evitar a ausência de substâncias que agravam ainda mais o quadro de ansiedade.

8. Reserve um tempo pra você

É importante que em sua agenda haja um espaço de cuidados pessoais. Seja ler um livro, assistir a um filme ou série. O importante é ter um tempo sem pressão.

9. Pratique um Hobbie

Hobbies são ótimos para aliviar as tensões e te fazer esquecer do que te aflinje. Que tal praticar um instrumento? Ou passear no parque? Encontre o que te faz bem!

10. Na hora da crise de ansiedade

A melhor maneira de diminuir a ansiedade drasticamente e lidar com ela, é PARAR, PENSAR e viver o presente. É importante dar um passo para trás e observar a situação com um olhar de fora. Assim, é possível se acalmar e lembrar de viver um dia de cada vez.

A ansiedade faz parte da realidade de muito e trata-la com métodos naturais é uma ótima opção. Mas lembre-se, é importante consultar um médico em casos extremos.

Sabia que além da ansiedade, existem outras causas para a queda dos fios? Confira as 7 causas mais comuns de queda de cabelo.

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