Como evitar a falta de vitamina?

Quem usa

Grandes aliadas para o bom desempenho do sistema imunológico e uma boa saúde, as vitaminas são essenciais para o ser humano, estando de dieta ou não. De acordo com o IBGE, grande parte dos brasileiros não dão a devida atenção para esse fato.

Um estudo foi realizado por um instituição que apontou que cerca de 98% da sociedade brasileira não consome a quantidade necessária de nutriente diariamente e aproximadamente, 92% não ingere frutas em muita frequência.

Outro fato preocupante: foi publicado pela Organização Mundial da Saúde que mais de 190 milhões de indivíduos que padecem da ausência de nutrientes, assim como a vitamina A, o que pode ocasionar falta de combate aos radicais livres (que trabalham no envelhecimento das células), baixa imunidade e cegueira.

Brasileiro se alimenta de uma forma errada
Brasileiro se alimenta de uma forma errada

Os nutrientes são componentes químicos orgânicos, usadas para o crescimento, manutenção da reparação de tecidos e utilidades corporais normais. Os elementos são antioxidantes que ajudam na prevenção de algumas doenças crônico-degenerativas, assim como o câncer e cardiovasculares.

As substâncias são encontradas de maneira hidrossolúvel e lipossolúvel. A primeira não tem capacidade de armazenação no organismo e precisam ser obtidas através dos alimentos.

Na segunda, lipossolúvel, são conservadas no fígado em quantidade adequadas. As vitaminas são solúveis em gorduras, precisam da bile para a sua obtenção e são transmitidas por meio de circulação linfática. Elas são encontradas em alimentos fundamentalmente lipídicos.

Queda de cabelos, seborreia, unhas quebradiças, descamação, acne são complicações que podem indicar ausência de nutrientes essenciais. Por fim, a deficiência de vitaminas pode significar a causa de algumas doenças e também está relacionada com desordens estéticas.

Deficiência de vitaminas no organismo

Falando então, da importância das vitaminas. Vamos conversar um pouco sobre as principais deficiências, ações e os alimentos que ajudam a prevenir a ausência desses nutrientes no organismo?

  • Vitamina A: É fundamental para os olhos, auxilia no crescimento apropriado dos fios, pele saudável e ajuda na prevenção de infecções.

A sua ausência pode ocasionar em alterações na pele, como acne, pele seca com descamações, insônia, cegueira noturna, aumenta a incidência de infecções, perda de peso, anormalidades ósseas, fadiga, inibição do crescimento, perda de apetite e úlceras na córnea.

Vitamina A
Vitamina A

Alguns alimentos que ajudam na deficiência de vitamina são: peixes oleosos, queijo, gema de ovo, leite integral, manteiga, nata, rim e fígado. Existem fontes ricas também em carotenos, que pode ser encontrados no espinafre, agrião, vegetais verdes folhosos, manga, brócolis, pimentão vermelho, mamão, melão, batata doce, moranga, abobrinha e cenoura.

  • Vitamina D: Tem a sua funcionalidade voltada para o uso de cálcio do fósforo no corpo e absorção intestinal.

A falta dessa vitamina pode resultar em má formação dos ossos, osteomalácia e raquitismo.

Vitamina D
Vitamina D

Os alimentos que possuem essa substância são: levedo de cerveja, ovos, peixes gordos, margarinas enriquecidas, leite e derivados.

  • Vitamina E: Tem ação antioxidante, pois atua no combate de radicais livres, na integridade muscular e reprodução e trabalha na estabilidade das células vermelhas do sangue.

A sua deficiência pode ocasionar em miopatia esquelética, neuropatia periférica, transtornos neurológicos e anemia hemolítica.

Os alimentos que possuem essa vitamina são: frutas, vegetais verdes, batata doce, aveia, abacate, gérmen de trigo, avelã, amêndoa, nozes e óleos vegetais, como algodão, oliva e milho.

A partir de agora, vamos identificar quais são as vitaminas hidrossolúveis, assim como a C e algumas que compõe o complexo B.

  • Vitamina C: Tem função antioxidante, auxilia no crescimento e preservação dos tecidos corporais (tecido conjuntivo, colágeno, cartilagem e matriz óssea) e tem ação cicatrizante.

A sua deficiência pode ocasionar em queda de cabelo, enfraquecimento dos fios, sangramento de gengivas, articulações frágeis, pontos hemorrágicos nos ossos e pele e complica a cicatrização de machucados.

Vitamina C
Vitamina C

E onde encontrar essa vitamina para prevenir a falta dela? Pode ser consumida por meio das frutas verdes e amarelas, ouro vegetais, brócolis, repolho, batata doce, batata inglesa, tomate e frutas cítricas.

  • Vitamina B1: trabalha na liberação de energia do álcool, gorduras e carboidratos.

A sua ausência pode ocasionar em beribéri, ou seja, paralisia e dor das extremidades, edema e alterações cardiovasculares, dor crônica no sistema músculo e esquelético, insuficiência cardíaca, apatia geral, edema, enfraquecimento do músculo cardíaco, fadiga, secreção insuficiente de ácido clorídrico, atonia gástrica, constipação, indigestão e anorexia.

Para evitar a falta dessa vitamina no organismo, busque por alimentos como grãos, leguminosas, fígado, carne de porco e gado, batata, amendoim, cereais matinais fortificados, levedura, ervilha, gérmen de trigo.

  • Vitamina B2: Atua na reprodução e conservação dos tecidos, crescimento no caso das crianças e permite a disponibilização da energia dos alimentos.

A deficiência da vitamina B2 leva a dermatite seborréia, descamação da pele, fotofobia, visão turva, glossite que é edema e vermelhidão na língua e queilose, ou seja, rachaduras nos cantos da região bucal.

Vitamina B2
Vitamina B2

Para evitar a falta dessa vitamina é fundamental ingerir alimentos como: vegetais, semente de abóbora, amêndoa, siri, ovos, levedura, peixes oleosos, grãos, cereais fortificados, gérmen de trigo, coração, rim, fígado, queijo, leite e iogurte.

  • Vitamina B3: fundamental para o desenvolvimento de energia nas células. Está relacionada com as ações de enzimas, inclusive, no metabolismo dos ácidos graxos, expelir toxinas e respiração dos tecidos.

A sua ausência pode ocasionar em neurite, desorientação, apatia, confusão mental, erupções na pele, indigestão, anorexia, pelagra e fraqueza corporal.

Vitamina B3
Vitamina B3

E para evitar a falta dessa vitamina, você deve procurar por alimentos como aspargos, batata, alcachofra, ovos, vegetais folhosos e verdes, ervilha, queijo, cogumelo, leite, cereais matinais vitaminados, amendoim, peixes oleosos, fígado e carnes magras.

Existem muitas outros nutrientes essenciais para o corpo e formas de como evitar a falta deles, mas o principal é por meio da alimentação. O suplemento vitamínico também pode auxiliar nesse complemento, uma vez que, nem sempre as pessoas conseguem ingerir a quantidade necessária e apropriada que o organismo precisa através dos alimentos.

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